archyworldys

THE BALL – Gakpo in Qatar as in Luz in 2021: to score (Netherlands)

Dutch winger Cody Mathés Gakpo, 23, a PSV Eindhoven player and scorer of the first goal for the Netherlands in his debut in the World Cup in Qatar, this Monday, in Doha, against Senegal (2-0, Group A, 1 matchday), he was named Man of the Match by FIFA in the match and described the ‘work of art’ of the opening goal by the ‘clockwork orange’, coached by Louis Van Gaal, with the simplicity of truly brilliant things.

« I saw the goalkeeper [do Senegal Edouard Mendy, do Chelsea] leaving the goal, and I saw that I would have the opportunity to get ahead of myself: I had to score. I immediately understood what Frenkie De Jong was going to do [um ‘balão’ para a área, nas costas da defesa dos africanos. Sabia que, se tocasse na bola, teria boas probabilidades de a meter no fundo da baliza, assim aconteceu. É um sabor especial ganhar mesmo no final do jogo, ficamos ainda mais confiantes», afirmou o extremo do ‘país das tulipas’, com valor de mercado de €45 M no site TransferMarkt.com – avaliação de mercado… antes do jogo, ressalve-se -, que apontou o 1-0 aos 84’, para depois Davy Klassen, numa recarga a remate de Depay e defesa incompleta de Mendy, selar o 2-0, aos 90+9’.

Com contrato ao clube de Eindhoven até julho de 2026, por mais três épocas e meia, Gakpo, que dispõe de dupla nacionalidade – também a togolesa, país de ascendência – declinou, segundo o próprio revelou, no verão do corrente ano, a mudança para o Man. United.

«Não se concretizou», afirmou então, ainda antes de em Old Trafford apontarem, como alternativa, ao brasileiro Antony (Ajax) para reforçar as alas.

Apesar da vitória ante os campeões africanos no jogo de estreia na prova, Gakpo acha que a ‘laranja mecânica’ pode dar mais ‘sumo’. «Não fomos suficientemente seguros com a bola, desperdiçámos várias ocasiões, temos de nos organizar melhor. Temos uma grande equipa, com grandes jogadores, é só melhorar na circulação de bola. E se eu puder ajudar, melhor», concluiu, citado pela ITV.

É bom recordar que no verão de 2021, no ‘play off’ de acesso à Champions League de 2021/22, o Benfica defrontou o PSV Eindhoven – então orientado por Roger Schmidt, atual técnico dos encarnados -, tendo vencido por 2-1 na primeira mão, no Estádio da Luz, 1 18 de agosto, e empatado 0-0 na cidade holandesa para garantir o acesso à fase de grupos.

E foi… Cody  Gakpo o autor do único golo dos neerlandeses da eliminatória, em Lisboa, aos 51’, após Rafa Silva (10’) e Julian Weigl (42’) terem colocado as águias em vantagem por 2-0. Os fãs de futebol portugueses também já viram do que o extremo ao serviço de Van Gaal é capaz. De perto.

Trending